Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sábado, 28 de janeiro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0009 - A NOVA JERUSALÉM

 


“E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro” (Ap 21.9).

Muitas vezes mal compreendido, o livro de Apocalipse, por ser carregado de símbolos, torna-se objeto de entendimentos controvertidos e estranhos. Mas temos um pouco de tranquilidade quando algum personagem do próprio livro nos dá a interpretação daquilo que o apóstolo está vendo. Este é um exemplo, de uma visão que podemos interpretar com a devida fidelidade e ajuste. O anjo convida o apóstolo João para que contemple a esposa do Cordeiro. Todos nós sabemos que o anjo convida João para ver a igreja. Porém ele a verá simbolizada por algumas coisas que iremos observar.

Primeiro, ela é uma cidade. Isto não quer dizer que exista uma cidade literal. Cidade fala de lugar de habitação e é isto que somos para Deus (1Co 3.16). Então, a Nova Jerusalém é a igreja e não uma cidade.

Segundo, ela tem a glória de Deus (v. 11). Paulo nos diz em Ef 5.25-27 que Cristo Se entregou pela igreja para, entre outras coisas, apresentá-la a Si mesmo igreja gloriosa. Como Ele faz isso com Sua igreja? Dando a ela Seu Espírito Santificador, que nos transforma de glória em glória à imagem do Senhor (2Co 3.18).

Terceiro, ela tem um muro alto com doze portas e os nomes das doze tribos escritos nelas. Muro fala de proteção e a igreja tem a palavra infalível de Jesus que ela está segura em Suas mãos (Jo 10.28). Os doze patriarcas representam os salvos da Antiga Aliança. Mesmo antes de Cristo vir à terra, os salvos do AT estavam seguros.

Quarto, ela tem doze fundamentos e neles os nomes dos doze apóstolos. Paulo nos diz em Ef 2.20 que a igreja é edificada sobre o fundamento dos apóstolos. É deste fundamento que ela retira sua doutrina e teologia. Os doze apóstolos representam os salvos da Nova Aliança.

Quinto, ela é um cubo perfeito (v. 16). Doze mil estádios é um número simbólico. Doze, como já falamos, representa o número dos eleitos, tanto do AT quanto do NT. O número mil em Apocalipse fala de grandeza. Então, doze mil estádios quer dizer que a igreja tem um número perfeito de salvos tanto da antiga, quanto da nova aliança. E este número é muito grande. Nenhum salvo ficará de fora dela e nenhum ímpio fará parte dela (v. 27).

As pedras preciosas (vs. 18-21) nos falam da valiosidade da igreja do Cordeiro. A ausência de templo nela (v. 22) nos indica que nossa comunhão será na presença imediata de Deus e de Cristo. Enfim, temos neste e no próximo capítulos uma descrição maravilhosa, ainda que simbólica da noiva de Cristo e de como será nossa vida na eternidade com Ele!

Agradeça ao Senhor por seu nome estar no livro da vida e você poder participar dessa indizível glória. E se você ainda não recebeu a Cristo como Senhor de sua vida, deveria fazê-lo para ter a convicção de que estas promessas estão garantidas para você.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Um comentário: