“Quando estava andando pelo caminho, uma pessoa declarou a Jesus: Eu te seguirei por onde quer que andares. Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm suas toca e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde descansar a cabeça. Entretanto, outro homem fez um convite: Segue-me! Ele, entretanto, argumentou: Senhor, permite-me ir sepultar meu pai. Todavia, insistiu Jesus: Deixa os mortos sepultarem os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e proclama o Reino de Deus. Outro ainda lhe prometeu: Senhor, eu te acompanharei, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares. Ao que Jesus lhe asseverou: Ninguém que coloca a mão no arado, e fica contemplando as coisas que deixou para trás, é apto para o Reino de Deus” (Lc 9.57-62 – KJA).
Esse texto nos faz deparar com três espécies de pessoas que Jesus dispensa. Há uma maneira definida para ser discípulo de Jesus e, certamente, não é a nossa maneira. O primeiro queria usar o reino para ganhar o mundo. Estava disposto, segundo ele, a ir aonde Jesus fosse para isso. Mas Jesus lhe interrompe a intenção, informando que tinha menos que os animais do campo e do que os pássaros. Até hoje, porém, ainda há pessoas que vêm a Cristo em busca de muito mais do que onde reclinar a cabeça. Saibam, contudo, que o reino de Deus não é lugar para ganhar o mundo!
O segundo, ao contrário, queria usar o mundo para ganhar o reino. Cuidar dos seus pais até que morressem, era para ele mais prioritário. Contudo, Jesus ensina que este mundo é coisa de morto e dele cuidam os mortos espirituais. O cristão, por sua vez, cuida dos interesses do reino. Assim como não se usa do reino para ganhar o mundo, também o oposto é verdade, não se usa do mundo para ganhar o reino.
O terceiro indivíduo já queria ambas as coisas, o reino de Deus e o mundo. Desejava estar no reino, mas tinha saudade do que havia deixado para trás. Jesus desclassifica tais seguidores, pois, assim como para se arar a terra precisava de extrema atenção, olhando sempre à frente, assim também no reino, não se pode executá-lo com precisão, caso você sinta saudade do seu passado.
Esses três episódios nos revelam que nem todo que segue a
Jesus hoje está de fato qualificado para isso. Qual será nossa posição entre os
seguidores de Cristo? Usamos o reino para ganhar o mundo? Usamos o mundo para
ganhar o reino? Ou queremos dar as mãos a ambos? Renunciar é a palavra para os
verdadeiros discípulos de Jesus.
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Amém.
ResponderExcluirRenuncia e cruz! Amém! :)
ResponderExcluir