Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0006 - QUEM PREGA A VERDADE?

 


“Porque nós não somos, como muitos, que ganham falsificando a Palavra de Deus, antes a falamos em Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus” (2Co 2.17).

Em nossos dias há tanta pluralidade de pregadores que pregam uma diversidade de mensagens, muitas delas contradizentes não somente entre si, mas também em relação à Palavra. E a pergunta que vem à mente de muitos é: “Quem será que está falando a verdade?” Afinal, todos dizem que não estão falsificando a Palavra de Deus. Então como saber quem realmente está expondo a Palavra da verdade?

Esta é uma pergunta justa, pois no meio de tantas vozes, precisamos discernir qual delas é a voz do nosso Supremo e Bom Pastor. Bem, o apóstolo Paulo nos dá algumas diretrizes para não ficarmos perdidos nesta definição tão importante.

A primeira coisa que ele diz, está no cap. 3.1: “Porventura começamos outra vez a louvar-nos a nós mesmos? Ou necessitamos, como alguns, de cartas de recomendação para vós, ou de recomendação de vós?” Os verdadeiros pregadores não se recomendam, isto é, não se vangloriam. Por outro lado, também não precisam que outros os recomendem. Quando as pregações forem humanistas, deixando de lado o nosso Senhor Jesus Cristo e exaltando o homem, seja o pregador ou o ouvinte, já não passam nesse primeiro teste. A verdadeira pregação precisa centralizar Aquele que é, por natureza, central – Cristo!

Segundo, no v. 2, Paulo diz que os crentes é que são a recomendação de um verdadeiro pregador: “Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens”. Veja bem, eles não “fazem” recomendação, eles “são” a recomendação. Se você veio a Cristo através de um pregador que trouxe a palavra da fé para você, então esse pregador atende a esta segunda observação que Paulo nos dá. No v. 3, Paulo diz que Deus escreve sua conversão não com tinta, mas com o Espírito, isto é, Ele sela você com o Espírito Santo e escreve sua conversão em seu coração. Mesmo que não seja o pregador que lhe trouxe a Cristo que esteja falando, você saberá que é verdadeiro, porque a sua palavra condiz com o evangelho que lhe salvou.

Terceiro, Paulo nos diz que a verdadeira pregação retira o véu dos nossos olhos: “Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará” (v. 16). Neste caso, você só poderá saber disso quando o véu for retirado verdadeiramente, pois muitos que ainda estão cegos pelo véu, pensam que podem ver... e quando é que você sabe que isto lhe aconteceu? Paulo diz no v. 18 que vamos refletir “como um espelho a glória do Senhor”; diz também que seremos “transformados de glória em glória na mesma imagem, pelo Espírito do Senhor”!

Aqui estão algumas maneiras de sabermos se estamos ouvindo um pregador verdadeiro, ou se ouvimos algum que falsifica a Palavra de Deus para obter lucro... ore hoje mesmo para que este discernimento venha à sua mente através deste caminho que nos orienta o apóstolo do Senhor.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

3 comentários: