Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0005 - SENTIDOS DO ALTAR

 


“Portanto, se você estiver apresentando a sua oferta diante do altar, e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá reconciliar-se com seu irmão, depois volte e apresente sua oferta” (Mt 5.23,24).

Na antiga aliança, uma pessoa apresentava diante de Deus uma oferta no altar de bronze, geralmente de algum animal ou de alguma colheita. Essa oferta era para que a pessoa fosse recebida por Deus. Mas, muitas delas ofereciam a Deus suas dádivas, porém, com sérios problemas de relacionamento com seu irmão. Mesmo assim ofertavam.

Na nova aliança é um tanto diferente. Não temos mais sacrifícios de animais, pois Cristo foi o Cordeiro perfeito de Deus que Se ofereceu por nós. O altar foi Sua cruz e Sua vida foi a oferta. Contudo, ainda oferecemos muitas coisas a Deus: nossa vida em sacrifício vivo, como diz Paulo em Rm 12.1; oferecemos “sacrifícios de louvor, o fruto dos lábios daqueles que confessam o nome de Jesus” (Hb 13.15) e também como diz Pedro, “sacrifícios agradáveis a Deus por Cristo Jesus” (1Pe 2.5). Enfim, nossa vida é oferta e todo lugar onde adoramos a Deus é altar.

Entretanto, Jesus nos mostra a relação que temos que ter com o altar, onde oferecemos algo para Deus. Primeiro, Ele nos diz que o altar é o lugar de apresentar uma dádiva ao Senhor. Há pessoas cujas vidas nada apresentam perante o Senhor. Só comparecem diante de Deus com a intenção de receber dEle alguma coisa. O altar é lugar de entrega, antes de tudo. Nem que sejam nossos pecados, mas devemos, em arrependimento, entregá-los no altar.

Segundo, Jesus nos ensina que altar é lugar de reflexão: “e ali se lembrar”, diz o texto. É curioso como somos desligados dessa questão. Sempre que vamos à igreja, por exemplo, queremos olhar os outros, e Jesus diz que devemos olhar para nós mesmos.

Terceiro, o altar é lugar de paz. “Se seu irmão tiver algo contra você”. Veja bem, não é se você tem algo contra ele, mas o contrário. Não é tão importante ficar lembrando se alguém me feriu, mas se eu feri alguém. Essa é a disciplina cristã.

Quarto, o altar é lugar de prioridades corretas. Antes da oferta, antes do louvor, antes da oração, antes de qualquer coisa que venhamos apresentar a Deus, há uma prioridade e esta é o amor, a reconciliação. Só depois das coisas ajustadas é que nossa dádiva se torna aceitável. É bem verdade que Deus tem recebido poucas ofertas no altar, porque não observamos a maneira como Jesus nos ensinou que devemos apresentá-las. Muitas de nossas ofertas a igreja recebe, mas a pergunta é: Deus recebe? Afinal, a quem são dirigidas nossas ofertas?

Que a partir de agora, nós possamos entender e praticar a verdadeira forma de oferecer algo a Deus de maneira que Lhe agrade!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

4 comentários: