Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0004 - ALCANÇANDO A PAZ DE DEUS


"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus" (Fp 4.7).

A paz “de” Deus é diferente da paz “com” Deus. A paz com Deus nos é dada pela fé em Cristo Jesus. Diz Paulo aos romanos que, justificados pela fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo (Rm 5.1). A paz com Deus fala de uma posição que foi invertida. Antes éramos inimigos, Deus era irado contra nós, mas através da fé no Seu Filho, hoje somos filhos e ficamos em um estado de paz com Deus. Todavia, a paz de Deus é algo distinto. É dada para quem já tem paz com Deus. A paz de Deus excede nosso entendimento. É algo a ser mais desfrutado do que explicado. No entanto, Paulo nos apresenta, nos versículos anteriores três meios para que possamos adquirir a paz de Deus.

Primeiro, ele ordena que nos alegremos no Senhor (v. 4). A alegria, no NT é diferente de qualquer definição que conhecemos por esse termo. Não é um sentimento vinculado a uma situação. Não ficamos alegres; somos alegres. Não é um estado de euforia no sentimento por alguma surpresa agradável. É relacionamento com uma Pessoa, e esta Pessoa é Jesus Cristo. Ele diz: “alegrai-vos no Senhor (v. 4). Ao repetir o mandamento, Paulo retira essa questão da área das emoções e a eleva para um nível sublime, o nível da compreensão, não somente humana, mas, sobretudo, da compreensão espiritual.

Depois, ele nos manda que sejamos moderados (v. 5). Esta palavra não tem a ver com pessoas contidas. O significado dela quer dizer justo, porém amável, doce, equilibrado, no sentido de que você realmente deseja o que é certo, mas considerando as circunstâncias e não uma justiça cega. Ele diz que todos os homens devem ver isso em nós. Não devemos ser desvairados nem extravagantes. O que devemos transmitir é o equilíbrio sensato que tinha o nosso Senhor.

O terceiro mandamento diz respeito à ansiedade (v. 6). Não devemos permitir que nada nos inquiete. Isso faz sentido se realmente nos lembrarmos de que nossa alegria deve estar centralizada na Pessoa do nosso Senhor. Se o primeiro passo for verdadeiro em nossa vida, este último será seu resultado natural. Porém o apóstolo ainda nos dá mais um caminho para vencermos a ansiedade e este caminho é a oração. Um coração ansioso, ao partir para a oração, não deveria ir por desespero e sim por confiança. Afinal, ele vai Àquele que é capaz de manter seu ser alegre.

O resultado desses três processos é o versículo que nós lemos. A paz de Deus que excede todo o entendimento, isto é, que ninguém consegue explicar, guardará os nossos corações e nossos pensamentos em Cristo Jesus. Veja que tudo começa nEle e nEle tudo termina. Quer desfrutar da paz de Deus? Eis aí três passos que a Bíblia nos dá para que nos exercitemos neles, a fim de nos deleitarmos na verdadeira paz!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Um comentário:

  1. Amém! Exercitemo-nos, pois, em não nos esquecermos dessas coisas, que somos alegres, moderados e confiantes, para a Glória de Deus. E que a paz que ninguém consegue explicar abunde em nossos corações.

    ResponderExcluir