Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

domingo, 22 de janeiro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0003 - O MAIOR SEJA COMO O MENOR

 


“Suscitaram também entre si uma discussão sobre qual deles parecia ser o maior. Mas Jesus lhes disse: Os reis dos povos dominam sobre eles, e os que exercem autoridade são chamados benfeitores. Mas vós não sois assim; pelo contrário, o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve. Pois qual é maior: quem está à mesa ou quem serve? Porventura, não é quem está à mesa? Pois, no meio de vós, eu sou como quem serve” (Lc 22.24-27).

Mateus e Marcos narram este episódio antes da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, depois do encontro com o jovem rico, talvez para mostrar como os discípulos ainda estavam cegos, mesmo Jesus tendo-lhes dito que é difícil entrar no céu quem confia na riqueza e poder. Tanto que depois eles narram a cura do cego de Jericó, certamente para mostrar esta cegueira dos discípulos para os leitores.

Porém, Lucas narra essa disputa depois da entrada triunfal, à mesa da ceia, não talvez porque fora ali que tal disputa teria acontecido, mas porque o propósito deste evangelista era mostrar que os discípulos se achavam superiores uns aos outros, ao suporem que nenhum deles seriam capazes de trair Jesus, como vemos no verso anterior: “então começaram a indagar entre si quem seria dentre eles que estava para fazer isto” (vs. 22,23).

Agora, no v. 24, eles debatiam quem era o maior, isto é, já que eu não irei trair meu Mestre, então certamente eu sou maior que você no reino dEle. O duplo erro era achar que não abandonariam o Senhor e pensar que seriam considerados os grandes no reino por causa disso. Este é um retrato nosso. Parece que nosso espelho está bem ali. Quando pensamos que não somos capazes de cometer o mesmo erros do outro, logo concluímos que somos maiores ou melhores do que ele.

Pedro como sempre, ia além dos demais e disse a Jesus no v. 33: “Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão, como para a morte”. E agora, quem poderia ser maior que Pedro? Decerto, ele tenha olhado para os demais com ar vitorioso: “viram que o maior sou eu mesmo”?

Entretanto, Cristo desmorona o pensamento humano, quando estabelece o princípio da humildade no Seu reino: “mas vós não sois assim”... será que nós não somos assim? E ele continua dizendo: “que o maior seja como o menor e o que dirige como o que serve”.

Enfim, Jesus Se põe como exemplo, quando diz que Ele, embora sendo o Senhor, todavia, veio para servir. Sim, Ele tinha acabado de fazer isso àquela mesa, mas não somente servir o pão e o cálice da ceia, como algumas horas depois serviu Sua própria vida a Deus por nós.

Sua promessa para aqueles discípulos, de que eles teriam um reino e comeriam à mesa de Jesus, levou em conta que eles tinham permanecido com Cristo em Suas tentações. Sabemos que isto foi de maneira falha, dormente, mas Cristo considera, porque Ele sabe que somos pequenos. Resta que nós saibamos também!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Glória a Deus 🙏🏼 obrigado por comentar em nosso espaço 🙏🏼

      Excluir
  2. Eu sou pequeno, pobre, fraco e necessitado. Senhor, cuida de mim. Tu és o meu auxílio e meu libertador. Amém!

    ResponderExcluir
  3. Amém! Que bela oração do salmista que se aplica a nós!

    ResponderExcluir