Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0001 - OS HOMENS DOS ÚLTIMOS DIAS


“Sabe, entretanto, disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens amarão a si mesmos, serão ainda mais gananciosos, arrogantes, presunçosos, blasfemos, desrespeitosos aos pais, ingratos, ímpios, sem amor, incapazes de perdoar, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, inconsequentes, orgulhosos, mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus, com aparência de piedade, todavia negando o seu real poder. Afasta-te, portanto, desses também”
(2Tm 3.1-5 – KJA).

O apóstolo Paulo descreve com precisão cirúrgica as características dos homens dos últimos dias, de tal forma que temos a impressão de que ele viu tais pessoas. No entanto, precisamos olhar o texto anterior a este para termos uma ideia correta sobre o que o apóstolo está falando.

Deve saber corrigir com mansidão os que se te opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda o arrependimento, conduzindo-os ao pleno conhecimento da verdade, para que dessa maneira retornem ao bom senso e se livrem da armadilha do diabo que os capturou, a fim de agir conforme a sua vontade” (2Tm 2.25,26).

Esses homens que nos arrepiam aí no cap. 3, na verdade, começaram a se opor à sã doutrina. Timóteo deveria repreendê-los com mansidão, na esperança de que Deus lhes desse o arrependimento. Estes homens começaram se desviando da verdade, perdendo o bom senso, diz o apóstolo Paulo e o resultado é que foram capturados pela armadilha de Satanás, de quem se tornaram marionetes. Isso é o que nos diz o texto anterior.

Mas Paulo deixa claro ao jovem pastor que essa tentativa dele não será fácil, talvez será impossível, porque os homens terão essas características apresentadas aí no cap. 3. Homens que amam a si mesmos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, cruéis, hedonistas, jamais darão ouvidos à repreensão; afinal, eles também são implacáveis, irreconciliáveis, intratáveis jamais aceitam correção.

Eu penso, meus irmãos, que essa lista não está em vão na nossa Bíblia. Todos os dias devemos dar uma olhada nela para ver se nós mesmos não estamos nos encaixando em algum deste perfil. E não somente ficar na autoanálise, mas nos permitirmos ser corrigidos, disciplinados, instruídos e conduzidos na Palavra, seja por ensino, correção ou educação na justiça. Isso é o que lemos no v. 16 para que serve a Escritura: “Toda Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver”.

Encerro, observando que os tempos são difíceis (tempos de pressão no original), não por causa do tempo em si, mas por causa dos homens. Paulo não diz que os tempos serão difíceis porque os tempos “isso e aquilo”, mas por que os homens “isso e aquilo”. Que o Senhor então, nos conceda realmente um arrependimento verdadeiro e um retorno ao bom senso a cada um de nós, que somos Seus filhos, pois aos que não são, só lhes restará irem de mal a pior, enganando e sendo enganados, como diz o v. 13.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

6 comentários:

  1. Obrigado pastor por essas verdades

    ResponderExcluir
  2. Os dias desse tempo são curtos e maus, cheios de dores e de angústias, quando virá o fim de todos estes males?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é verdade. Estas são as características destes dias. Só se acabarão na vinda do Grande Rei dos reis!

      Excluir
  3. Esse estudo me fez recordar de um trecho do devocional de J.C Ryle do evangelho de Marcos. "Todos nós, uma vez arrependidos, precisamos despertar diariamente para um arrependimento ainda mais profundo. Embora já sejamos crentes, todos nós precisamos de contínua exortação para crescer na fé.". Obrigado, querido paste, por mais esse estudo e alerta para a igreja do Senhor.

    ResponderExcluir
  4. Amém, irmão Aislan, amado! Não imagina como fico feliz por sua trajetória e formação espiritual e teológica!

    ResponderExcluir