Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

CONTRA O ANIQUILACIONISMO (PARTE 03)



Quanto ao argumento da justiça, eu chamarei aqui de “suposta” justiça. Dizer que alguém que viveu 80 anos não merece sofrer eternamente é entender completamente errado o que é a ofensa. A punição de um criminoso não se dá pelo tempo que gastou no crime cometido e sim em vista da honra da vítima. Se alguém mata um assassino em legítima defesa, não é incriminado; mas se alguém mata um inocente, ele é condenado. 

Imagine se um juiz perguntasse ao assassino que matou um inocente quanto tempo ele levou para executar a vítima e ele respondesse que foi uns trinta segundos... “Excelência, dei apenas um tiro e em trinta segundos o sujeito morreu”! O que você acha que o juiz responderia? “Ora, visto que levou tão pouco tempo para cometer o homicídio, eu o condeno a 5 dias de prisão”! Isso é um absurdo indigno de qualquer consideração! Mas é assim que os aniquilacionistas argumentam! E não só eles, como também aqueles que acreditam que toda criança será salva. Uns creem nisso porque acham que crianças são inocentes; outros porque acham que criança não comete pecado; outros porque pensam que uma criança no inferno seria injusto, ainda mais se ela ficar lá para sempre... e por aí vai! 

Segundo o pensamento aniquilacionista, uma pessoa que viveu X anos pecando, deveria ficar no inferno Y anos, o equivalente para que ele pague pelo que fez durante seus X anos. Ora, mas quem é que define esse Y anos? Qual a base, qual o critério, qual o padrão para se definir? Ao que parece, os aniquilacionistas usam o padrão frouxo e falho da justiça humana (principalmente a brasileira), na qual, um assassino é condenado a apenas trinta anos e, por “bom comportamento” (bom aos olhos de quem?) sai dali com três ou quatro anos! Não será por isso que a maioria destas pessoas é contra a prisão perpétua e a pena de morte? 

Mas não é assim com Deus! O pecador que ofende a Deus merece condenação eterna, porque o Deus que ele ofendeu é eterno! Um só pecado cometido já condena a pessoa por todo o sempre no inferno, visto que a ofensa cometida foi contra a santidade imaculada de um Deus santo e eterno! O que está em jogo aqui não é o tempo que a pessoa viveu pecando e sim a honra de Quem ela ofendeu! 

Em Lucas 12.58,59 há um dito de Jesus que ensina que devemos nos reconciliar com nosso adversário enquanto estamos com ele a caminho. O maior adversário do homem não é o diabo e mesmo se fosse, não teria como nos reconciliar com ele. Jesus está falando de Deus. Este sim, é o pior inimigo do homem, assim como é o pior inimigo de todos os Seus inimigos! Nenhum inimigo nosso é capaz de matar nosso corpo e lançar corpo e alma no inferno. O dano máximo é feito ao corpo somente. Mas Deus, o pior inimigo de todos, Este sim, é capaz de matar seu corpo e, junto com ele, lançar sua alma no inferno (vs. 4,5; cf. Mt 10.28)! No dito de Jesus sobre esta reconciliação, Ele diz que se você não se reconciliar com Este adversário, você será jogado na prisão e não sairá de lá enquanto não pagar “o último centavo”. A pergunta que fica: quem pode pagar o último centavo a Deus? Ou seja, quem pode sair do inferno por ter pago seu último pecado? 

Mas, ainda sobre este ponto da “justiça”, eu perguntaria: ora, se alguém no inferno chegou a um ponto de ter pago por seus pecados, então por que ele seria aniquilado? Se pagar todos os pecados no inferno fosse possível, então eles não teriam que ser eliminados, pois já não teriam mais pecados e, assim, deveriam ser salvos! O universalismo estaria certo e não o aniquilacionismo! No final, todos teriam que ser salvos, visto que Deus não fez Suas criaturas para deixarem de existir! (continua)...

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários:


  1. Obrigado por mais esse estudo, querido pastor. Vou ficar aguardando a continuação 😊🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço sua participação firme com a gente! 😃🙌🏼

      Excluir