Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sábado, 14 de janeiro de 2023

CONTRA O ANIQUILACIONISMO (PARTE 02)



Nosso primeiro ponto vai contra o argumento “do amor”. Deus é amor, sem dúvida (1Jo 4.8b), mas os atributos de Deus não podem ser separados dEle. Ele é tão 100% amor, quanto é 100% justiça, 100% santidade, 100% verdade, juízo, misericórdia, bondade, ira, punição, castigo, etc. Os atributos de Deus não entram em choque. Antropomorficamente falando, Deus estará com Seus santos no céu em Seus braços, ao mesmo tempo em que estará com Seus pés no lago de fogo esmagando os anjos e homens ímpios. E isso sem alterar em absolutamente nada Seu caráter, que é a santidade! Deus esmagar os ímpios não compromete o fato de Ele ser amor, assim como Deus embalar em Seus braços os crentes não compromete o fato de Ele ser juízo. Aliás, o livro de Apocalipse (na verdade toda a Bíblia) nos mostra que Deus será louvado tanto por Sua bondade, como por Seu juízo (Dt 32.4; Sl 9.16; Is 5.16; Ap 14.7; 15.3,4). O Salmo 76.10 diz que “até a ira humana há de louvar-te; e do resíduo das iras te cinges”

Quando chegarmos ao céu, não haverá mais esse sentimento de paixão egoísta que temos hoje. Por exemplo, muitas pessoas são assassinadas no mundo e nós não nos importamos; porém, quando acontece com um parente ou amigo chegado, logo queremos executar vingança. Assim também, se, por exemplo, ouvíssemos Jesus dizer hoje que nossa mãe iria para o inferno, choraríamos de terror e compaixão. Porém, no céu, nosso sentimento será adequado aos atributos de Deus e não aos nossos desejos egoístas. Um parente nosso no inferno renderá de nós louvores a Deus por Sua justiça! O salmista diz no Salmo 5.5: “aborreces a todos os que praticam a iniquidade” e conclui no Salmo 139.21,22: “Não aborreço eu, Senhor, os que te aborrecem? E não abomino os que contra ti se levantam? Aborreço-os com ódio consumado; para mim são inimigos de fato”

O que estará em questão no céu não serão nossos sentimentos infantis e perversos, mas sim a glória de Deus. Se, de fato, eu odeio os que Deus odeia, então, não importa quem seja, se foi condenado ao inferno, é objeto do ódio de Deus e não do Seu amor, logo, deve ser objeto do santo ódio dos santos de Deus lá no céu também. Portanto, ninguém no céu ficará sofrendo, com dó ou paixão egoísta por ninguém que estará no inferno. Antes, Deus será glorificado em tudo o que faz e nisso Seus santos se regozijarão! 

Sobre a questão de se algum filho de Deus iria para o inferno, isso é irrelevante responder, visto que nenhum filho de Deus se perderá. Continua...

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

4 comentários:

  1. Estudo maravilhoso e muito importante. Ficarei esperando pela próxima parte. Obrigado, querido pastor. 🙏😁

    ResponderExcluir
  2. Além de importante, elucidativo e rico em argumentos para refutar as heresias destruidoras em nosso meio.

    ResponderExcluir
  3. Amém, irmão e amigo! Deus conduza este simples meio para preservar alguns! Obrigado pelo seu apoio!

    ResponderExcluir