Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sábado, 9 de junho de 2018

O BRASIL É DO SENHOR JESUS?


A "teologia" da prosperidade colocou na cabeça da maioria dos crentes uma nuvem de ilusão no lugar da realidade. A Bíblia deveria ser o norte do pensamento cristão, mas, infelizmente, em parte Karl Marx teve razão quando disse que a religião é o ópio do povo... o povo cristão tem preferido viver o ópio ao invés de encarar a realidade das coisas.

Uma das muitas bobagens dessa "teologia" é tentar hipnotizar os crentes a "declarar" que o Brasil é do Senhor Jesus. Eles dizem que temos que declarar que nossa cidade é do Senhor Jesus, nosso bairro, nosso país, etc. Muitos deles chegam a "pagar o mico" de atos proféticos, ungindo lugares, marchando pelas madrugadas em volta de quarteirões, alguns chegam até o cúmulo de urinar em postes "demarcando território"... chega a ser diabólico! Tudo isso para obrigar a mente a pensar que o Brasil realmente é do Senhor Jesus! No fim das contas, de tanto forçar, a maioria acaba pensando que é mesmo.

Em um sentido total, o governo sempre será de Cristo Jesus. Toda terra, céu, inferno, mar, lugares conhecidos ou desconhecidos, materiais ou espirituais, todo universo, tudo que existe está debaixo do domínio de Jesus Cristo. Nesse caso, o Brasil, ou sua cidade, será apenas um pequeno ponto desse governo universal. O Salmo 22.28 diz: "Porque o reino é do Senhor, e Ele domina entre as nações". Nesse sentido, o reino de todo lugar pertence a Jesus, o Senhor. Não precisa ninguém declarar absolutamente nada! Você declarando ou não, isso nunca vai mudar. O governo de Cristo continua independente de sua "declaração". Ele não precisa disso pra governar o universo! "O Senhor tem estabelecido o seu trono nos céus e o seu reino domina sobre tudo" (Sl 103.19). Paulo ensinou aos coríntios: "Porque convém que reine, até que haja posto a todos os inimigos debaixo dos seus pés" (1Co 15.25). Então, Jesus reinará porque o Pai Lhe deu o domínio sobre tudo; não porque alguém saiu declarando que algum lugar Lhe pertença.

Mas há um outro sentido em que o mundo se encontra, a saber, debaixo do domínio de Satanás! Jesus, por três vezes, o chama de "príncipe deste mundo" (Jo 12.31; 14.30; 16.11). O apóstolo João diz que o mundo jaz no maligno (1Jo 5.19). Neste sentido, há um sistema que escraviza os homens em sua cegueira espiritual e os faz ser conduzidos continuamente por seus corações endurecidos, tanto em relação a Deus, como na relação entre si. Neste sentido, o mundo não pertence a Jesus, ao contrário, é seu opositor, porém vencido; Jesus disse: "Eu venci o mundo" (Jo 16.33). Neste sentido, o mundo sempre será contra a igreja, a verdadeira igreja. Jesus disse que o mundo nos odeia porque primeiramente odiou a Ele (Jo 15.18). Neste sentido, qualquer que se fizer amigo do mundo, será constituído inimigo de Deus e se alguém insistir em amar o mundo, o amor do Pai não está nele (Tg 4.4; 1Jo 2.15)!

Ainda outro sentido (e, talvez seja o pretendido com essa frase do título), é que o "mundo" são as pessoas. Então, quando se declara que "o Brasil é do Senhor Jesus", estão dizendo que as pessoas do Brasil pertencem ao Senhor Jesus. Embora essa alegação não convença, pois não é o que vemos, ainda assim, há uma falta de raciocínio sobre este terceiro sentido, a saber, que Jesus tem apenas UM povo, que o Pai Lhe deu. E como sabemos, este povo é a igreja. Sendo assim, o Brasil não é do Senhor Jesus, o Japão não é do Senhor Jesus, seja lá o que for, ou a que pessoas isto se refira, o único povo que é do Senhor Jesus é a igreja! E a igreja de Jesus está no Brasil, no Japão, em todos os lugares do planeta, há pessoas que foram dadas pelo Pai a Cristo. Estes sim, são do Senhor Jesus!

Davi diz no Sl 4.3: "Sabei, pois, que o Senhor separou para si aquele que lhe é querido". O conhecido v. 12 do Salmo 33 diz: "Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que ele escolheu para sua herança". Embora haja um paralelismo sinônimo aqui, isto é, que a segunda frase do versículo significa a mesma coisa que a primeira, porém com palavras diferentes, entendemos que há algo mais aqui que nos é revelado no NT. A nação cujo Deus é o Senhor refere-se a Israel, que na época de Davi era a única nação a quem Deus havia Se revelado como Senhor (Yahweh). As demais nações tinham lá seus deuses. A segunda parte do versículo, ainda que originalmente se refira a Israel também, conforme nos ensina o paralelismo da poesia hebraica, ainda vemos mais profundamente que o povo que Deus escolheu para Sua herança é a igreja, vai além das fronteiras de Israel! Paulo diz em Ef 1.11 que Deus nos predestinou para sermos feitos herança em Cristo! Toda parte inicial, teológica, da carta aos Efésios, é sobre isso, esse povo que é de Deus, a igreja. Portanto, o povo que Deus escolheu para Sua herança é a igreja!

João diz que os compatriotas de Jesus não O receberam (Jo 1.11), mas todos (judeus ou não) que O receberam foram feitos filhos (herança) de Deus (Jo 1.12)! Os filhos de Deus não foram os que quiseram ser, mas os que Deus deu a Jesus. Observe, por exemplo, o que diz o autor aos Hebreus: "E, ainda: Eis-me aqui a mim, e aos filhos que Deus me deu" (Hb 2.13b). Paulo também diz que o Senhor tem um povo separado para Si: "O qual Se deu a Si mesmo por nós, para nos remir de toda a iniquidade, e purificar, para Si, um povo Seu, especial, zeloso de boas obras" (Tt 2.14). Pedro também nos diz: "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia" (1Pe 2.9,10).

Veja que o Brasil não é do Senhor Jesus. No sentido de reino universal, todo universo (visível ou invisível) é do Senhor Jesus! No segundo sentido, o Brasil não é do Senhor Jesus, visto que está no mundo, um sistema governado pelo maligno, portanto, como qualquer outro país ou cidade, está sob o poder do diabo e o caminho é a piora! No terceiro aspecto, as pessoas que são do Senhor Jesus, não estão restritas a um país ou cidade, mas são aquelas pessoas que o Pai deu a Seu Filho para que Ele as resgatasse e as ressuscitasse no último dia, sem perder nenhuma delas (Jo 6.39)! Estas sim, pertencem ao Senhor Jesus, mas não têm nada a ver com o Brasil, ou qualquer país que seja! A igreja do Senhor Jesus é ultranacional!

A aplicação prática desse artigo é para que entendamos como a "teologia" da prosperidade causou muitos males à sociedade cristã. Entre vários males, um deles é este, de viver com a mente entorpecida, anestesiada com frases de efeito, como se o mundo em que nós vivemos fosse bom; basta declarar algumas "verdades", que você vai "ver a vitória"! Bem parecido com aquela bobagem de Watchman Nee, o ensino da "invocação do nome"... basta você dizer: "Oh! Senhor Jesus... amém... aleluia"! que está tudo resolvido! Tolice! Mantras orientais não resolvem a situação em que o mundo se encontra. A Palavra de Deus tem que se cumprir. E ela se cumprirá assim - "Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda" (Ap 22.11). Esta é a verdade bíblica. As coisas vão se intensificar cada vez mais. A maldade vai aumentar, a iniquidade vai se multiplicar, a apostasia vai ser em massa e o filho da iniquidade vai se manifestar! Não tem essa de declarar isto ou aquilo. A Palavra vai se cumprir. Não podemos ser como Ezequias e dizer "ainda bem que não será nos meus dias". Temos que estar prontos para ser realistas com a situação degradante deste mundo e não nos conformarmos a ele.

Sendo assim, em vez de ficar "declarando" que esta cidade, estado ou país é do Senhor Jesus, devemos nos revestir da força do Senhor e pregar o evangelho a toda criatura. Os que forem do Senhor Jesus virão pelo poder do evangelho. Mas o evangelho mesmo e não sua imitação! Sobre isso falaremos em outra ocasião!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário