Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

O PERDÃO NO CALIBRE DE DEUS


Por: Mário Gardini

Falando a um grande público em Campo Grande (poderia ser também um pequeno público), mostrei-lhes uma face do perdão.

Tentei mostrar-lhes o seguinte: "Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça" (Efésios 1:7).

"SE TU, SENHOR, OBSERVARES AS INIQUIDADES, SENHOR, QUEM SUBSISTIRÁ? MAS CONTIGO ESTÁ O PERDÃO, para que sejas temido" (Salmos 130:3-4).

"Eis que foi para a minha paz que tive grande amargura, mas a ti agradou livrar a minha alma da cova da corrupção; porque LANÇASTE PARA TRÁS DAS TUAS COSTAS TODOS OS MEUS PECADOS" (Isaías 38:1).

"E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; PORQUE LHES PERDOAREI A SUA MALDADE, E NUNCA MAIS ME LEMBRAREI DOS SEUS PECADOS" (Jeremias 31:3).

Quando terminei esse primeiro momento, todos bateram palmas e ouvia-se naquele local um estrepitoso estrondo de vozes, pessoas chorando de alegria.

Então comecei a falar sobre a outra face do perdão, e disse: Deus perdoou você. E você perdoa - seu pai, sua mãe, seu esposo, sua esposa, seu filho, seu inimigo, e tantas pessoas que já magoaram você?

Fez-se um silêncio sepulcral na plateia – não se ouviu mais vozes ou retumbante alegria.

Sabe por que o público mudou a reação?

Vemos somente um lado do perdão (fomos perdoados) e ficamos estrábicos para o outro lado – perdoar quem nos ofende. “Aí, não! Fui muito magoado e ferido. O senhor não sabe o que me fizeram”.

A mágoa é semelhante aos primeiros centímetros de concreto que foram jogados nas barragens da Usina de Itaipu, mas depois lançaram centenas de cargas de concreto sobre aqueles centímetros de cimento, e formou-se a barreira que suporta todo o peso e energia da água.

Quando não tratamos a mágoa e o ressentimento, serão transformados em grandes barragens em nosso coração (acúmulo de peso e energia dentro de nós) e seremos carcomidos na alma.

Não perdoar adoece e catalisa uma séries de doenças, inclusive pode nos atingir com um câncer ou os males de coluna.

A desvantagem pela falta de perdão não é de quem você não perdoa, mas a desvantagem é sua, pois você mesmo sofrerá as consequências de sua atitude.

Jesus ensina que devemos perdoar quem nos ofende, e ele mostra quatro atitudes: "Mas a vós, que isto ouvis, digo: AMAI a vossos inimigos, FAZEI BEM aos que vos odeiam; BENDIZEI os que vos maldizem, e ORAI pelos que vos caluniam" (Lucas 6: 27,28).

Dizemos: “Já perdoei uma vez, mas uma segunda vez...” e a Palavra indestrutível nos contradiz: "E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe" (Lucas 17:4).

O poder do Evangelho nos perdoa e nos leva a perdoar sempre e calibra a nossa vida sob a ótica do perdão de Deus: "Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas" (Marcos 1:25).

Mário Gardini

Nenhum comentário:

Postar um comentário