Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0024 - OS NOMES DE DEUS

 


“O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio” (Sl 91.1,2).

No AT, os nomes de Deus eram atribuídos através de experiências que os homens tinham com Ele. Por exemplo, da experiência de Isaque e seu pai com Deus, surge o conhecido nome de Deus Jeová Jiré, “o Senhor Proverá”, onde de fato Deus proveu um cordeiro para substituir o sacrifício de Isaque (Gn 22.8-15). Outro exemplo é o nome Jeová Raah, derivado da experiência de Davi com Deus como seu Pastor, que cuidava dele a ponto de Davi não sentir falta de nada (Sl 23.1). Assim, temos vários nomes de Deus conhecidos na Escritura, através da maneira como Deus Se revelava aos personagens bíblicos.

Neste salmo, temos 4 nomes que o salmista atribui a Deus, sugerindo algumas experiências que nós podemos desfrutar com Ele.

O primeiro é Elyon, o Altíssimo. Este nome significa “superior, de cima, alto, altíssimo”. Há muitos séculos, Melquisedeque, mesmo não sendo hebreu, já conhecia Deus por este nome (Gn 14.18), sendo esta uma das experiências mais curiosas da Bíblia! O salmista quer nos dizer que não há lugar mais seguro para se estar do que no esconderijo onde ninguém pode nos atingir. É muito alto o lugar onde nosso Deus está. Se habitamos nEle, estamos seguros.

Consequentemente, temos o segundo nome, Shadday, o Todo-Poderoso, ou Onipotente. Uma vez habitando nas alturas intangíveis do Altíssimo, descansar é um resultado natural. Afinal, estamos debaixo da sombra do Todo-Poderoso! Quem poderá nos incomodar? Quem pode competir com Seu poder?

Quem habita seguro descansa, diz o salmista. Então ele faz uma declaração ao seu Senhor. Este é o terceiro nome. A diferença agora é que este nome, Yahweh, não é resultado de experiência, mas de revelação. Foi este o nome que o próprio Deus disse a Moisés que é o Seu (Êx 3.14). Este nome deriva do verbo “ser” no hebraico. Deus é. Ele faz o verbo ser (que é transitivo direto) se tornar um verbo intransitivo. Não se pergunta de Deus: “Deus é o quê?” Ele é e ponto! Ele é o que é!

Finalmente, temos o nome mais abrangente, Elohiym, que fala da deidade, significa Deus. Porém o salmista diz que quem tem esse relacionamento, essa experiência, ele não apenas se dirige genericamente a Deus, mas o chama de “meu Deus”. Ele reconhece cada característica de Deus que obteve em suas experiências e lhe chama de “meu”.

Leia por completo este salmo com esta visão e perceba quantas experiências pode desfrutar com Deus aquele que tem um relacionamento com Ele por meio do Seu Filho Jesus Cristo, pois o próprio Cristo tem estes nomes. Ele é o Filho do Altíssimo (Lc 1.32), Ele é Todo-Poderoso (Mt 28.18), Ele é o Senhor (At 2.36) e Ele é Deus, o “meu Deus”, como disse Tomé ao vê-lo ressuscitado (Jo 20.28). Comece hoje mesmo este relacionamento com Ele e conheça Seus nomes por sua experiência.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

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