Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 28 de maio de 2013

PREGAÇÃO EXPOSITIVA EM TIAGO 5.14

Neste sermão, exponho o papel do doente em relação aos presbíteros de sua igreja, o reconhecimento da autoridade eclesiástica, o perigo da imposição de mãos de forma indiscriminada, o papel dos presbíteros em relação aos enfermos e à oração e a questão da unção com óleo.

http://www.mediafire.com/play/ww77g7oxgsjzwst/Tiago_5_Parte_15_(5.14).mp3

Aproveite e baixe ou escute também esta canção interpretada por mim: "É assim que eu te amo" de Ozeias de Paula.

Dia tes písteos.

Pr. Cleilson

sábado, 25 de maio de 2013

VEM, E VÊ


"E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem, e vê" (João 11:34).

Por: Mário Gardini

Certa ocasião, Jesus demorou em atender um pedido.

Marta e Maria mandaram um recado ao Senhor. Lázaro, a quem Jesus amava, estava muito doente. Era necessário que Jesus fosse imediatamente visitar o amigo Lázaro e curá-lo.

O Senhor, aparentemente não deu atenção ao problema. Continuou pregando e curando pessoas na região onde estava. Em dado momento, Jesus anunciou aos discípulos: Lázaro morreu!

Jesus Se dirige à casa de Marta, Maria e do “defunto” Lázaro. Marta vê Jesus Se aproximando, empina o nariz e dá uma bronca: “Se o Senhor estivesse aqui, meu irmão não teria morrido”.

Que “pito” em Jesus! “O Senhor atrasou. Ignorou e não deu atenção ao problema. Por isso meu irmão morreu!”.

Há uma lição aqui. Convidamos Jesus para nos ajudar, mas ficamos nervosos com Ele. Ele pode vir, mas de acordo com a nossa “agenda” e nossas exigências mesquinhas e rabugentas. Queremos pra “hoje”. Estamos dando uma ordem ao Senhor.

Vou lhe dizer: Ele aceita o nosso convite, mas será de acordo com a agenda e programação dEle e não a nossa. Não adianta empinar o nariz e fazer manha. Será do jeito dEle e não do nosso jeito.

Lázaro estava no túmulo. A porta do sepulcro estava fechada e o defunto envolto em faixas. As irmãs de Lázaro levaram o Senhor até o local onde Lázaro estava sepultado. Disseram a Jesus: “Vem, e vê, Senhor”.

Convidemos a Jesus “vem, e vê” o nosso problema. Olha o que está acontecendo comigo. Preciso de ajuda!

VEM, E VÊ – O MEU INTERIOR. Guardo dentro de mim o que ninguém esta olhando: minha amargura, meu ódio, meu rancor, minha inveja, minha ingratidão, meu sofrimento, minha falsidade, minhas mentiras, etc.

VEM, E VÊ – O MEU PECADO. Ele me aflige todo o dia. Minhas transgressões são muitas e sei que o Senhor as vê pelos olhos de Sua Santidade e Justiça.

VEM, E VÊ – A MINHA CULPA. É um “ferrolho” que me machuca, dói e me tira a paz.

VEM, E VÊ – O MEU DESESPERO. Vivo preocupado com o “hoje, com o “amanhã”. Perco o sono e não tenho esperança.

VEM, E VÊ – A MINHA INCREDULIDADE. Não creio para receber a graça de liberdade, da cura.

VEM, E VÊ – A MINHA ANSIEDADE. Não tenho paciência e perseverança nas coisas que faço. Sou agitado e apressado e não descanso na Tua Palavra.

Alguém disse: “gripe e leucemia para Deus é a mesma coisa”.

Marta e Maria subestimaram o poder do Senhor. Ele curava doenças e enfermidades, mas também levantava os mortos. Ressuscitou a Lázaro. Tirou-o da morte. Não há problema maior do que Deus. Ele nos dá vida para a liberdade. “Deixai-o ir” (nova vida e liberdade de Lázaro). A Sua graça é um dínamo que move em nós as forças e a esperança para a vitória.
Mário Gardini 

quinta-feira, 23 de maio de 2013

PREGAÇÕES DA IRMÃ CLAIR IVETE

Disponíveis para você ouvir ou baixar mais quatro sermões da irmã Clair Ivete: "Maria, uma mulher que conhecia a Deus", "Jesus, o fio fiel", "A primazia de Cristo" e "A excelência da doação de Deus".

Excelentes mensagens para sua vida espiritual ser edificada.

http://www.mediafire.com/play/gihzyfhbx3iqya8/Maria%2C_uma_mulher_que_conhecia_a_Deus(1).mp3

http://www.mediafire.com/play/jhrtp7az1hwobbo/Jesus%2C_o_fio_fiel_-_Clair_Ivete_-_18.05.2013(1).mp3

http://www.mediafire.com/play/yg8dltyfufehs39/A_primazia_de_Cristo_-_Clair(1).mp3

http://www.mediafire.com/play/w3we7zqapgvwa79/Clair_-_A_excelencia_da_doacao_de_Deus(1).mp3

Para ouvir,  ou baixar outras pregações da irmã Clair Ivete, clique aqui, ou no quadro ao lado direito "Downloads sermões mp3" no link "Sermões Clair Ivete".

Dia tes písteos.

Pr. Cleilson

A INGRATIDÃO DO INGRATO


"Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco" (1Ts 5.18). 

Por: Mário Gardini

Antes da ingratidão, é preciso estudar o ingrato.

A ingratidão revela um coração mal agradecido, uma personalidade que não reconhece as benesses recebidas.

Pare de ler e respire um pouco de ar (...).

O ar que você acabou de respirar veio de Deus. Se Ele cortar esse ar de você, você morre.

Você já fez a sua refeição hoje? Lembre-se: na África, muitos ainda não conseguiram ter a sua primeira refeição do dia, e estão com fome porque lhes falta comida.

Você é perfeito – bom físico, boa saúde, boas roupas e um bom trabalho. Você já agradeceu a Deus por tudo isso que Ele tem dado a você?

Você tem um lar para morar. Lembre-se de muitos que vivem refugiados ou embaixo de uma ponte. Você já agradeceu pelo seu lar e lugar para se abrigar?

Existem milhares de pessoas internadas num hospital e você tem saúde. Já agradeceu por isso hoje?

O ingrato quando lê tudo isso, diz: “E daí? É problema deles”.

O perfil do ingrato é de um visionário egoísta – vê apenas a si próprio. Quando recebe alguma coisa, esquece em segundos do benefício alcançado e proclama a sua glória e esforço.

O ingrato jamais vê a virtude alheia e que muitas de suas conquistas e privilégios foram obtidos com o auxílio de pessoas que um dia o ajudaram.

O ingrato não agradece. Olha para si mesmo e diz: “Eu consegui. Se não fosse o meu esforço e estratégia, as vitórias não estariam ao meu alcance”. E tem amnésia de quem o ajudou.

Ele olha para a mesa quando come e não vê que os alimentos à mesa estão enchendo o seu “estômago”, tudo o que está ali para degustar e encher sua “pança” provém do esforço e do trabalho de tantas pessoas envolvidas no processo de plantio, produção e industrialização árduos e demorados para ficarem preparados.

O ingrato se preocupa com o preço da grife, com o custo de vida, mas não agradece àqueles que trabalham para o seu conforto.

Havia uma filha que sentia vergonha da mãe. A mãe da linda moça tinha marcas horríveis e deformações visíveis no rosto.

A moça participava de festas importantes na sua vida – formatura, colação de grau e outros grandes eventos, mas a sua mãe jamais estava presente. A filha se constrangia com os defeitos no rosto de sua mãe e não a convidava para acompanhá-la nos maiores fatos e conquistas em sua vida.

Um dia, a moça resolveu perguntar a sua mãe sobre as marcas e deformações horríveis no rosto.

A mãe explicou: “Quando você tinha dois anos de idade, nossa casa pegou fogo. Entrei no seu quarto em chamas, e mesmo sentindo as queimaduras em meu corpo, envolvi fosse numa coberta e a levei para fora, salvando sua vida”.

Os “pirralhos” de hoje querem ser importantes e se posam de pavões na frente dos amigos. Na escola, preferem que o pai ou a mãe estacionem o corcel ou o carro velho à distância de onde estão para não serem vistos entrando no veículo feio e desgastado de seus pais.

O ingrato vira a casaca de uma amizade, quando se esquece, por uma pequena falha de quem tanto o ajudou, os milhares de benefícios recebidos do amigo que despreza.

O ingrato usa pessoas como meios de suas conquistas e depois dá um bicudo no “traseiro” do colaborador e se vangloria de feitos obtidos coadjuvados com o esforço alheio.

A nossa ingratidão para com Deus é o nosso estilo de vida diário. Reclamamos de tudo, mesmo tendo recebido tantas dádivas.

Sua vida é um milagre, seus bens e conquistas são bênçãos recebidas. Mas não reconhecemos e maldizemos a Deus.

Não se esqueça do que diz o Livro dos livros: "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco" (1Ts 5.18).

Somente o poder da cruz erradica a nossa ingratidão para com Deus e os homens e nos leva a uma vida de louvor e agradecimento.

Mário Gardini

quarta-feira, 22 de maio de 2013

PREGAÇÕES DA CAMPANHA - QUE DAREI EU AO SENHOR?

Está disponível para baixar os sermões pregados na campanha "Que darei eu ao Senhor?", realizada às quintas-feiras na IMVC - Vilhena.

Pregações temáticas e textuais, disponíveis para você baixar.

Observe ao lado outras campanhas e pregações disponíveis para você baixar.


Dia tes písteos.

Pr. Cleilson

PREGAÇÕES DA CAMPANHA - PARTICIPANDO DA LUZ DE CRISTO

Está disponível para baixar os sermões pregados na campanha "Participando da Luz de Cristo", realizada às quintas-feiras na IMVC - Vilhena.

Pregações temáticas e textuais, disponíveis para você baixar.

Observe ao lado outras campanhas e pregações disponíveis para você baixar.

http://www.mediafire.com/folder/pkx4tppfmxkra/PARTICIPANDO_DA_LUZ_DE_CRISTO

Dia tes písteos.

Pr. Cleilson

terça-feira, 21 de maio de 2013

ESTUDOS ESCATOLÓGICOS NA VISÃO AMILENISTA - O ANTICRISTO

Este é o nosso 5º estudo da série de estudos escatológicos na visão amilenista.

Este estudo trata do anticristo, como uma das forças que operam em oposição a Deus, revelando um dos sinais dos tempos.

Clique aqui para baixar esse estudo (na janela que se abrir, clique na setinha pra baixo ao lado de "share" para fazer seu download).

Dia tes písteos.

Pr. Cleilson

PREGAÇÃO EXPOSITIVA EM TIAGO 5.13

O versículo diz: "Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores".

Uma exposição do comportamento dos crentes em relação ao seu estado psicológico diante das injustiças sofridas aqui neste mundo.

Clicando abaixo, você poderá tanto ouvir a mensagem online, como também fazer seu download, ou compartilhar nas redes sociais.

http://www.mediafire.com/play/ib5b2bzvu5u72m7/Tiago_5_Parte_14_(5.13).mp3

Dia tes písteos.

Pr. Cleilson

O ESTAR casado e o SER casado



Por: Rev. Wellington Miguel

O “estar” casado nada mais é que apenas estar. Este sujeito é alguém que, embora sendo fiel conjugalmente falando, é um infiel quanto ao caminhar do casamento, pois, casamento abrange muito mais do que o “não pular a cerca”. O “estar” casado é alguém que se estagna, que não atenta para o universo que abarca o relacionamento. É alguém que não se apercebe dos detalhes e que vive justificando irresponsabilidades com o “sou macho”, o que pra mim é um machucado, ou ainda, aquele que se inunda nas ocupações, encarando isso como um fator de importância sendo que isso é complementar, e que a melhor parte é a presença da afetividade e o se apresentar disposto. É um (a) idiota que, assim como a referida palavra diz, nada sabe e nem procura saber.

Toda a vida se segue, e segue bem, quando assim se segue segundo os princípios naturais para os quais a vida foi feita. E quando me refiro a princípios naturais, me refiro aos princípios que foram estabelecidos desde a origem da vida com suas inúmeras ramificações: a família, o casamento, o criar filhos, o conviver em sociedade, o ocupar-se do trabalho, o adquirir e o vender, etc. Logo, o “estar” casado, nada mais é alguém que desconhece os princípios que orientam o casamento. São princípios eternos que, além de terem sido estabelecidos para a relação conjugal, são eternos, pois são observáveis na relação do Deus triúno, e esse, eterno.

Assim, esse “estar”, dificultará a fluência com que precisa fluir o relacionamento conjugal. Dificultará o crescer, com que precisa crescer o relacionamento. Isso se perceberá nas mais diversas sinalizações que se emergirá no cotidiano. Inúmeras queixas, comportamentos incomuns, descomprometimentos nos deveres, omissões e dezenas de outras situações tomarão o cenário daquilo que a princípio “começou bem”. O “estar” casado, nada é além do que o não conhecer, o não saber, o não viver, os princípios normativos do casamento.

Normas estas que não devem ser observadas de forma arbitrária e imposta, mas num espírito de amor com que se pretende relacionar e visar o bem comum. Não é um pesar do fazer, mas uma liberdade e leveza no fazer.

E assim, começa-se a compreender o SER casado (a). Essa liberdade e leveza no fazer decorrem do coração que não meramente conhece os princípios que regem a conjugalidade, mas é o coração no qual se adentrou tais princípios, e que, enfim, tem a totalidade do seu ser simplesmente tomado por essa Graça que faz, sem perceber, por fazer com naturalidade e vida.

Faz porque, além de ter sua consciência encharcada das verdades sobre casamento, seu alvo não é ser feliz, mas fazer o outro (a) feliz. A realização visa o outro, o bem estar do outro, ou seja, o meu satisfazer é torna-lo (a) satisfeito/realizado (a). Por isso se diz na Palavra do Evangelho: “Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas” – Mt 7.12.

Por essa Palavra também, confronta-se toda postura passiva ante o relacionamento. Em razão de nossas prioridades e orgulho, ficamos do outro lado aguardando, esperando o que devia ser feito por mim, se é que tenho alguma razão. A razão precisa ser dada é a Deus. É a Ele e à Sua Palavra que devemos dar razão. Que nossas infantilizadas razões sejam subestimadas em razão da razão de Deus à qual se deve dar razão. NEle está a razão que nada mais é o próprio princípio regulamentador e vivificador das relações conjugais.

O SER casado é esse que dá razão a Deus e a essa razão, submete a sua consciência no Caminho. No Caminho que fez o caminho dos relacionamentos. E aqueles que caminham se orientam e sabem para onde estão indo.

O SER casado é alguém que não muda, embora esteja sempre mudando. Não muda porque encontrou o Caminho dos princípios e ali se enraizou, porém muda, porque deixou de dar razões a si e agora suas razões são as eternas razões de Deus em Sua Palavra que o transforma para aquilo que de Deus é bom.

E você, vem?


Em Cristo, a Razão das existências da Existência,

Wellington Miguel

segunda-feira, 20 de maio de 2013

A ESTÓRIA DOS DOIS CÃES


Por: Mário Gardini

Dizem que temos dois “cães” dentro de nós: o cão mau e o cão bom.

Dominará você o cão que você alimentar melhor, deixando o outro cão com fome e fraco.

Fico analisando a mim mesmo e certamente o “cão” mau sempre é mais forte e vigoroso.

Não somos “tábula rasa”. Quando nascemos o “cão mau” já era inato em nós, razão porque vivemos sem paz e em constante conflito.

Aquele bebê lindo e que todos “paparicavam”, hoje somos nós, de cara feia e ferinos.

Não creio que a educação determina o nosso gênio incontrolável e nem a nossa impertinência. O que somos são heranças que recebemos em nossa alma, desde o ventre materno.

Davi, no Livro, não deixa qualquer dúvida sobre o que estou dizendo: "Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe" (Salmos 51:5).

Paulo arremata e diz: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Romanos 3:23).

O nosso problema é que o “cão mau” não morre quando queremos matá-lo ou quando nos refugiamos nas técnicas humanas de “cura”.

A Bíblia é clara: "Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?" (Romanos 7:23).

Vou lhe contar a verdade: só temos o “cão mau” e jamais o “cão bom”.

Os filósofos do humanismo e do homem bom ficam com raiva e a ira vem à tona quando leem ou ouvem estas verdades, ensinadas na Palavra de Deus: "Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; Cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; E não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos" (Romanos 3:10-18).

Não engane a você mesmo – você nasceu com o “cão mau” e são os freios da educação, do direito e das repressões da sociedade que nos deixam fora da cadeia.

Não sou melhor do que o “maior bandido e criminoso”. Alguém disse: “Não cometemos o crime apenas porque não tivemos uma oportunidade e a vantagem de fazê-lo”.

A Palavra de Deus não erra quando revela o nosso real caráter: "Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?" (Romanos 7:23).

Não há dois “cães” dentro de nós. Existe apenas um: “o cão mau”. Por isso Jesus foi categórico: "Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" (João 3:3).

Mário Gardini

sexta-feira, 17 de maio de 2013

AINDA QUE UMA MÃE SE ESQUEÇA...


Não Me esquecerei de você...

“Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa esquecê-lo, Eu não Me esquecerei de vocês” – (Is 49.15)

Por: Rev. Wellington Miguel

É um belíssimo texto, embora lido e discutido fora do seu contexto e, portanto, empobrecido nas conclusões e aplicações dos que assim o fazem. O referido texto vem expressar algo mais profundo e animador concernente à vida, às nossas contradições, pecados e culpas. Pois, como o texto mesmo diz, “Haveria uma mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama”?

Dificilmente, mesmo porque uma criança que ainda mama nenhum problema traz, senão, o necessário cuidado com a higiene do mesmo. Mas, ainda que haja possibilidade da mãe esquecê-lo, o Senhor assegura de que Ele jamais Se esqueceria de Sua nação querida, Israel. Interessante! Pelo contexto, a situação de Israel não vai bem. Em função de sua insistente idolatria e pecados dos mais variados, a normalidade das consequências estava por vir, senão, já em acontecimento. Babilônia seria e foi uma vara de disciplina à dura cerviz de Israel ante a Palavra dAquele que a amou e a redimiu, e que pessoalmente cuidava deles.

Nesse quadro de exílio e aparente abandono, a nação diz: “ O Senhor me abandonou, o Senhor me desamparou” – Is 49.14. Então, nesse caso, a nação não é comparada com um bebê que nada problematiza e de quem uma mãe dificilmente abandonaria ou dele se esqueceria. Não. A ilustração, na verdade, trata-se de Deus que, mesmo sendo mãe de uma nação hostil e rebelde em relação à Sua vontade, e que, em consequência de suas mazelas encontrava-se desolada, dessa nação, mesmo na sua catastrófica situação, Ele não Se esqueceria dela.

Essa é a questão. Mesmo sendo uma nação ingrata a toda ação graciosa de Deus, mesmo se fazendo incapaz de reconhecê-lO em Sua autoria e benfeitorias, mas atribuindo a ídolos de metal, pedra e madeira – Is 48.5, mesmo voltando suas costas contra o Santo e o Seu santo mandamento, mesmo em sua calamidade e desesperança, Ele diz: “Ainda que uma mãe se esqueça de um indefeso filho que ainda amamenta, Eu não Me esquecerei de vocês apesar de Me tratarem assim”. O que é isso? É a misericórdia triunfando sobre o juízo e nada mais. É o amor cobrindo multidões de pecados. Este é Aquele de Quem se fala ser muito paciente e cheio de amor – Joel 2. Para dar uma ideia de pertencimento, o Senhor diz que os gravou nas palmas de Suas mãos, e que, o que eles viviam, infelizmente, não passava de consequências em razão das recusas de Suas Palavras.

Não Me esquecerei de você. E de fato Ele não Se esqueceu. 70 anos depois, em Sua soberania, começa a trazê-los de volta pra casa, no entanto, esse voltar pra casa, agora, é de alcance maior. Não somente judeus, mas gentios e todos os que vierem a crer também retornarão. Ele não Se esqueceu. Seu compromisso amoroso, bondoso e paciente com a raça humana e não somente com uma única nação, faz dEle Esse que não Se esquece. A situação é a mesma. Os homens ainda estão indiferentes e voltando-se para o seu próprio caminho. Mas o Caminho Se propõe e convida. Você vêm!? Sim, em Jesus, o não se esquecer acontece, pois, o não se esquecer, não é o só o mero lembrar, mas providenciar. Jesus, é o não se esquecer-lembrado-providenciado em favor dos que nada querem embora necessitem. A GRAÇA é o “não Me esquecerei de você” que se manifestou como favor, não merecido, mas doado, e, doado com abundância tal que pessoalmente Ele veio. Veio não somente trazer a providência, mas ser a providência, pois nEle e por Ele o não Me esquecerei se cumpre.

Lembrando, em função de Sua fidelidade no que fala, Ele é o próprio “não Me esquecerei” que simplesmente continua garantindo que jamais nos abandonará e jamais nos desamparará. Só se perde agora quem se autoabandona e se autodesampara em sua mediocridade e perversidade.

Agora Ele Se fez ABRIGO, Se fez PÃO, Se fez ÁGUA e Se fez, embora sempre o fora, a VIDA para todo o que dEle se aproxima em arrependimento e fé com amor e gratidão em serviço-obedecer. Você vem!?

Em Cristo, o que não Se esqueceu, como disse, fez.

Abraços fraternos!

Wellington Miguel

quarta-feira, 15 de maio de 2013

PREGAÇÃO EXPOSITIVA TIAGO 5.12

Exposição do versículo 12: "Acima de tudo, porém, irmãos, não jureis nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outro voto; antes, seja o vosso sim sim, e o vosso não não, para não cairdes em juízo".

http://www.mediafire.com/download.php?a1lyp5565rvaaml

Dia tes písteos.

Pr. Cleilson

NONATO, CONATO E RENATO


Por: Mário Gardini

O tema acima referencia três classes de pessoas que conhecemos, os quais estão descritos e definidos na Bíblia, o Livro de Deus.

Façamos, em rápidas pinceladas, um exame destes personagens que figuram nas páginas sagradas.

NONATO – Em latim, significa “não nascido”. 


No Evangelho e nas Cartas Doutrinárias da Bíblia, é o homem natural, não alcançado ainda pelo Poder da Graça de Deus. A sua vida não conhece transformação e as coisas de Deus lhe “parecem loucura”.

Ensina Paulo: "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente" (1Co 2.14).

Pode-se afirmar que o homem natural tem muitas qualidades: é inteligente, sábio, cortês, de bom trato, honesto, sincero e devoto no que realiza. Entretanto, não conhece o poder de Deus e lhe falta o tratamento da obra de Cristo no Evangelho.

CONATO – em latim é aquele que “está entre o nonato e renato”. 


Podemos encontrá-lo no livro de Apocalipse: "Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca" (Ap 3.16).

É o homem da cultura “tépida”, fica entre o calor e o frio. É morno, indiferente. Concorda com tudo. Convive bem na igreja e na sociedade, pois sua tibiez é marcante.

O perigo que o conato enfrenta é o autoengano. Achar que vivendo timidamente e em paz com todas as pessoas, ele não será esquecido por Deus.

O interessante é que o conato concorda com todas as religiões, e está convencido que é o suficiente para Deus reconhecer a sua sinceridade. Tem suas próprias convicções e sempre acompanha as coisas de Deus “à distância”, sem compromisso, pensando que tudo acabará bem e o final será feliz.

RENATO – em latim, “nascido de novo”. 

Veja as palavras de Jesus: "E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo" (Jo 3.1-7).

É preciso deixar claro que o renato não é melhor do que o nonato e o conato. Apenas experimentou a obra da salvação em sua vida. Não é produto da religião, filosofia ou de outras ideologias que prometem ajudar e mudar o homem.

O renato passou pelo novo nascimento pela fé no sacrifício de Cristo, sendo pregado na cruz com Cristo, aonde o velho homem morreu e foi feito uma Nova Criatura. 

Ensina Paulo: "Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado" (Rm 6.6).

Nonato, conato ou renato? Deus nos quer renascidos para Ele. A Sua obra nos retira do engano da nossa sinceridade e nos liberta da nossa ignorância e separação de Deus.

Mário Gardini

segunda-feira, 13 de maio de 2013

SALVOS PELO ENCARNADO


“Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores...” 

Por: Rev. Wellington Miguel

Então, o Verbo Se fez carne. Aquele que é a Palavra veio ao mundo, ao cosmos e ao humano. Nós nos psicoadaptamos a essa verdade que, pouco a pouco, perdemos sua profunda dimensão e Graça com a qual se deu a encarnação do Verbo, Aquele por meio de Quem tudo foi feito e em Quem TUDO subsiste. Ele é Aquele de Quem se diz que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-Se. Antes, esvaziou-Se voluntariamente, tornando-Se servo daqueles a quem amou.

Assim, decidido desde os tempos eternos, veio aos antros deste planeta, para ser um ser humano, aliás, o verdadeiro Ser Humano. Seu objetivo? Sim, Seu objetivo foi o mais sublime de todos os objetivos da vida: demonstrar o Seu AMOR. E, amor se demonstra, não se fala. Portanto, Sua singela missão era dar a Sua vida em resgate de muitos. Embora, em Sua vinda ao mundo não o fora bem recepcionado, antes, aqueles pelos quais inicialmente viera não O receberam. Mas Seu plano não estava condicionado a esses, ele já era de alcance maior e extensivo.

Por essa razão, fomos alcançados a fim de alcançar e alcançar o que era inalcançável, mas agora, possível naquele que tornou possível nEle. Alcançar o prêmio, não meritório de nossa parte, mas gracioso na Graça, o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo. 

Isto é salvar, pois aquele que precisa ser salvo, já está numa condição de real necessidade de assim 
o ser. Sim, pois, sua condição é de não reação, porque não há como reagir. Então, Ele veio ao mundo, tornando a impossibilidade na simples possibilidade em fé e amor. Ele veio, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dEle. O que não crê, não será condenado, na verdade já está, pois se mantém condenado na rejeição que faz do EVANGELHO. Portanto, a manifestação a priori do Evangelho é de salvação a todos os homens – Tt 2.11 

Então, Jesus é o Evangelho, o Cristo prometido, a Rocha que não esmaga e não faz tropeçar para aqueles que creem. Ele é sabedoria de Deus. É o Deus em carne para que na Sua carne se condenasse o pecado. Exatamente, Sua encarnação fez da Sua carne o lugar da propiciação. Ali, na carne do Encarnado, tudo foi posto. Imputado foi a iniquidade de todos nós, culminando no vazamento de Seu sangue pelo qual misteriosamente somos sarados. Paradoxalmente sarados pelos ferimentos. Ele morreu a nossa morte, para que trazendo em Si a morte, a vida se renascesse nos que creem. Você, crê?

Salvos pela GRAÇA graciosa, no gracioso Filho, o Encarnado no mundo, morto, porém, ressurreto, pois, na verdade, Ele não morreu, mas voluntariamente Se deu, Se entregou à morte, não porque ela tivesse domínio sobre Ele, mas porque Ele tinha autoridade para dar a Sua vida e para retomá-la. Ninguém tirou a Sua vida, pois quem tiraria a vida do Autor da vida? Ele a deu em amor e a retomou, simplesmente porque é o Autor. Ele a deu para condenação e destruição do pecado, mas retomou para nossa justificação, vida e liberdade.
Cristo Jesus veio ao mundo e virá outra vez... 

Em Cristo,

Wellington Miguel

sexta-feira, 3 de maio de 2013

PREGAÇÃO PR. HAMILTON - ANIVERSÁRIO GRUPO DE HOMENS IMVC - VILHENA

Das melhores pregações textuais já pregadas pelo Pr. Hamilton Nascimento em nossa igreja. Falou sobre o fermento de Herodes e dos fariseus e sobre a cura do cego de Betsaida, o qual foi curado em duas etapas pelo Senhor Jesus.

No 5º aniversário do grupo de homens da nossa igreja, recebemos essa maravilhosa palavra, que agora está disponível para você baixar.

http://www.mediafire.com/download.php?ndpj9wfblracayv

Dia tes písteos.

Pr. Cleilson

VENI, VIDI, VICI


"Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder" (1Co 4.2)

Por: Mário Gardini

Tradução do tema em epígrafe: "Vim, vi, venci".

Veni, vidi, vici é uma famosa frase em latiam proferida pelo general e cônsul romano Júlio César em 47 a.C.

“César utilizou a frase numa mensagem ao Senado Romano descrevendo sua recente vitória sobre Farnaces II do Ponto na Batalha de Zela. A frase serviu tanto para proclamar seu feito, como também alertar aos senadores de seu poder militar (Roma passava por uma guerra civil)”.

Tal frase e epísódio me lembra o feito de Cristo. Ele veio em carne, humilde e criado em uma terra ínfima e insignicante no contexto do Império Romano.

Nasceu numa manjedoura (lugar para criar animais) e não Se orgulhou de Sua origem.

Viveu e serviu. Foi duramente perseguido e Seu fim foi carregar uma cruz e ser nela pregado.

Mas imagine – durante toda a vida do Senhor entre nós, Ele realizou mais proezas do que o “grande César”!

"Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos" (Gl 4.4,5).

Seus milagres e Seu exemplo jamais foram imitados. Sua vida foi grande e majestosa e Seu caráter inigualável.

O mundo estava em crise – moral e espiritual e não havia esperança.

Mas, em razão da vinda de Cristo, hoje temos “o Senhor da esperança”, “o Mestre dos mestres”, “o Salvador dos homens”, “o Príncipe da paz” e a “a certeza da eternidade”.

Mas não é só.

Este mesmo Senhor, diferente de César, ainda reina e o Seu Reino é eterno

"O teu reino é um reino eterno; o teu domínio dura em todas as gerações" (Sl 145.13).

Mais, este Senhor majestoso e grandioso jamais perde o “cetro” do Seu poder. Não Lhe tomam o domínio e Seu governo é único, pois vai restaurar todas as coisas,

"E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis" (Ap 21.5).

Ele VEIO, esteve entre nós em carne. Ele VENCEU e ressuscitou, pois o Seu Reino ainda subsiste e jamais acabará. E Ele VIRÁ numa apoteose jamais vista pelos humanos:

"Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras" (1Ts 4.16-18).

Veni, vidi, vici – o Rei veio, viu e venceu e o Seu Reino jamais passará.

Mario Gardini

quinta-feira, 2 de maio de 2013

ESTUDO SOBRE OS SINAIS DO TEMPO EM SLIDES

Neste estudo, continuamos a falar sobre os sinais do fim, porém de uma forma mais detalhada, seguindo as instruções do Dr. Anthony Hoekema, no seu livro "A Bíblia e o Futuro".

Falamos sobre os sinais da pregação do evangelho, da conversão de Israel, da apostasia e das guerras, fomes e terremotos.

Deixamos para um estudo separado os sinais do anticristo e da Grande Tribulação.

Clique aqui para baixar esse estudo.

Dia tes písteos.

Pr. Cleilson

E QUANDO VOCÊ ESTÁ “SÓ”...



Falando aos que, com sinceridade e simplicidade, em forma e vida, pregam o Evangelho...

Por: Rev. Wellington Miguel

Talvez essa situação seja a sua atualmente. Ou, quem sabe, você já passou por ela, está “só”. Nessas ocasiões, nos disparos para dentro do nosso ser, refletimos na possibilidade de estarmos errados, errados em nossas posturas, interpretações, ideias, visão e perfil, ou quem sabe, por razões de não sermos compreendidos e vistos pelo que somos e sentimos.

Daí aquela “tentação” de ver o que pode atrair o olhar daqueles que gostaríamos que estivessem por perto, mas ao tentar atrair podemos nos trair. Não que nossas razões sejam razões absolutas e tal, mas que nossas razões não são razões que barganham e sim que se propõem de forma simples e sincera, carregadas de amor e verdade.
Chego à conclusão de que, a não verdade, o não amor, o não simples é a linguagem dos nossos tempos. Portanto, que fazer? Permitir-se a esse fermento que vai levedando toda a massa?

Existiu alguém que pisou este chão e transitou nas avenidas dessas contradições, contradizendo, sem, porém, Se contradizer. Este é Jesus. Ele não só esteve “só”, na verdade, Ele nunca teve medo de estar “só”. Nunca Se permitiu atrair ninguém por vias de barganhas, se tão somente pela simplicidade e verdade. Quando Se percebia nas multidões outras motivações no segui-lO, interrompia a caminhada e as questionava. Certo dia, quando uma multidão O seguia, Ele parou no caminho, e voltando-Se para ela, disse: “Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo” – Lc 14.26

Se a razão ao segui-lO não fosse a simplicidade do evangelho, o amor em prioridade a Ele, e a verdade que nEle estava, então, segui-lO era perda de tempo e futura frustração. Poderia ser traído, mas jamais Se trairia. Pois quem assim o é, o é pleno em si, nunca se cansando de continuar a ser e fazer o anunciar.

Certa feita, Paulo escreveu a Timóteo: “Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu” – II Tm 3.14. Em razão das coisas que Timóteo aprendeu e das quais tinha convicção, ele, como Paulo, padecia perseguições e abandonos, pois, dizia Paulo, “todos os que querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos e abandonados” – v.12 e cap. 4.9

Logo, balizado na simplicidade do Evangelho e, nele fincado, Paulo continua: “pregue a PALAVRA, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda paciência e doutrina. Pois virá o tempo em que NÃO SUPORTARÃO a sã doutrina...” – II Tm 4.2,3.

Por isso a Igreja de Jesus é simples, onde estiverem dois ou três em torno do SEU NOME, ALI estará.

Pois, há muitos ajuntamentos grandes que, embora mencionem o Seu nome, não estão em torno do SEU NOME de forma simples e singela.

Não sei no que você pensa quando lê essas coisas. Talvez você conclua que isso seja coisa de gente frustrada, autovitimizada, mal sucedido e mal resolvido, mas se você for um pouco lúcido (a) e tiver um olhar luminoso e um ser tomado pela simplicidade do evangelho começará a me compreender...

Então, que se conclui, ao não concluível, é que, o melhor, é sacudir a poeira dos pés como testemunho contra aqueles que desprezam o amor à verdade e ir àqueles que não O procuram, mas aos quais Ele Se deixará ser achado, aos quais Ele Se revelará embora não  perguntassem por Ele. Então, Senhor, envia-me a eles, pois o meu prazer e o de muitos é simplesmente anunciar o simples e de forma simples, o EVANGELHO DA GRAÇA, sem barganhas de nenhuma espécie...

Em Cristo, que é simples...

Wellington Miguel,

Servo de Deus e vosso